Olá pessoal de SEO! O Google lançou no final de novembro, no Brasil, a exibição em *tempo real* na SERP o fluxo atual de pessoas no estabelecimento! O intuito foi começar a acompanhar na Black Friday o volume de pessoas na loja. Além disso, há campos novos (dependendo do ramo de atuação do comércio) e filtros, tudo para melhor atender a necessidade do usuário/cliente.
Para você que trabalha SEO para resultados locais de comércio, confira as novidades a seguir. Se você não conferiu a postagem anterior sobre como inserir seu estabelecimento nos resultados locais do Google, confira: Resultados Locais na SERP: Google Meu Negócio.
Visitas em Tempo Real
Agora, além das barras sobre movimento médio da loja no dia e horário da pesquisa, é possível saber em tempo real se o volume de pessoas naquele exato momento está acima ou abaixo da média:
O novo recurso foi anunciado no Blog Google Brasil dia 22 de novembro, principalmente para já ser usado na Black Friday 2016, que aconteceu no dia 25 de novembro. Com isso, os clientes podem saber antes de ir até a loja se vale a pena a visita, se está muito cheia ou não de pessoas naquele momento.
Filtros de Pesquisa para Resultados Locais
Também é possível filtrar os resultados locais, para melhor atender a busca do usuário, conforme avaliação recebida por clientes que já estiveram por lá e opinaram no Google. Para hotéis, é possível até mesmo filtrar pelas datas de entrada e saída, preço da diária ou estrelas.
Após selecionarmos acima qual classificação mínima que o comércio tem recebido dos clientes, apenas estabelecimentos com avaliação igual ou acima o filtro selecionado serão exibidos.
Novos Campos Sobre o Comércio
Conforme o ramo de atuação, há também novos campos, como descrição sobre o comércio (que, inclusive, pode ser extraído pelo Google da Wikipedia) e informações sobre o que o estabelecimento oferece aos seus clientes. Atualmente, você verá mais campos novos na busca por estabelecimentos do ramo alimentício ou hotéis e, além de conferirmos novos campos, podemos também ser editores, informando ao Google por ali mesmo dados sobre qualquer local que já visitamos (complementando o projeto Guias Locais).
Veja na imagem abaixo link na pergunta “Saber quais características esse lugar tem?“.
Em caso de hotéis, observe os campos de filtro e valores das diárias. Há um link “Sobre o sistema de preços“, onde o Google explica que os preços são provenientes de parceiro e informados através de API. É possível realizar uma reserva diretamente através do Google! Se seu estabelecimento é hotel e você ainda não utiliza esses novos recursos, fique atento para aplicar e não estar atrás da concorrência. 🙂
Na imagem abaixo, vemos descritivo sobre local, já algumas características do comércio (lugar tranquilo, casual, frequentado por habitantes locais) e até mesmo link para realizar pedido diretamente pelo próprio resultado do Google! Na imagem em destaque, ao alto deste artigo, vemos ser possível também consultar o cardápio antes de ir até o local.
Ao clicar na seta das características, o Google nos traz mais detalhes sobre o restaurante, como o que é oferecido, público, etc.
Para o caso de resultados de hotéis, é possível saber as comodidades oferecidas, antes mesmo de clicar no site do hotel.
Observe no caso do restaurante a opção de sugerir alterações – os usuários alimentam as informações sobre os locais, conforme exemplos abaixo, a partir de opções pré-oferecidas pelo Google. Veja ser necessário apenas selecionar o que mais representa o estabelecimento.
Se seu ramo de atuação permitir pedidos online, agendar compromissos ou reservas, você poderá solicitar ao Google novos campos através deste formulário para exibição aos seus clientes.
Resultados Locais Otimizados
Você que já conferiu as postagens Google Web Light: Bom ou Ruim para SEO e Google Web Light em Imagens, confira na imagem abaixo como é exibido resultado local de comércio em uma SERP otimizada para conexões lentas.
Observe que não exibe fotos e nem detalhes sobre o local, mas apenas um resumo que permite saber avaliações, endereço, horário de funcionamento, telefone e os 3 links básicos: site do lojista, traçar rota ou ligar para o estabelecimento.
O Que Virá por Aí: Chat
Já há um projeto piloto para um grupo seleto de estabelecimentos convidados pelo Google referente a um chat entre usuário e o lojista. Ou seja: se for para produção, será necessário ter alguém disponível do comércio para interagir com o cliente. Esse chat ocorre por SMS ou através do Allo, novo aplicativo de mensagens do Google, disponível na Google Play.
O Google faz a exigência da resposta rápida pelo lojista ao cliente, para melhor atendimento ao usuário, claro. Aqueles lojistas com alto tempo médio de resposta correm o risco de exclusão do projeto piloto. Obviamente que essa exigência poderá ser aplicada no futuro quando o chat entrar em produção, e acredito que poderá também ser um dos fatores de posicionamento na SERP.
Conclusão
O que podemos ver é que cada vez mais o Google trará informações completas e detalhadas sobre comércios aos usuários antes que estes visitem o local. É primordial aos donos dos estabelecimentos oferecem atendimento de excelência para não perder possíveis futuros clientes que, ao ler alguma característica não agradável no Google, desistam de conhecer o local. Além disso, ficar atento às novidades para implementar os novos recursos à frente da concorrência.