Olá pessoal de SEO! Há um novo recurso muito útil para quem administra resultados locais no Google Meu Negócio: relatório de dados Insight para donwload.
Painel GMN e Relatórios da Ficha
Ao acessar o painel do Google Meu Negócio (GMN), agora há uma mensagem divulgando um novo recurso muito útil disponibilizado aos proprietários de fichas cadastrais GMN: relatório em massa de dados Insights. Esse relatório é ideal para monitorar progressos em resultados locais, tarefa que até então era possível apenas pelos gráficos da tela Insights individualmente por endereços, dificultando a análise para múltiplos registros.
Após a mensagem inicial de divulgação, em acessos posteriores o recurso está disponível pelo link “Fazer download de Insights” exibido ao lado do link para realizar download de locais. Se não selecionar endereço(s), o relatório para download será gerado para todos os locais. Se desejar apenas para um ou parte dos endereços, selecione-os antes de clicar no link de download. Ao clicar nesse link, é exibida a mensagem:
Lembrando que somente há dados para locais verificados pelo proprietário da conta GMN (se um local não foi ainda verificado, as estatísticas não são fornecidas ou nem sequer existem se for um novo registro). Se houver locais não verificados, será exibida a mensagem:
Se houver locais verificados, é possível inserir o período que se deseja realizar download de dados Insights, 4 opções são exibidas: 7 dias, 30 dias, 90 dias ou personalizado. Testei o campo personalizado se haveria uma limitação de até 90 dias como há no Google Search Console, porém consegui baixar relatório para intervalo de dados de setembro de 2016.
O donwload iniciará em seguida de um arquivo com extensão CSV.
Campos de relatório de dados Insights GMN
Para trabalhar com os dados CSV de seu relatório Insights no Microsoft Excel, utilize o recurso Excel localizado no menu Dados, opção Texto para Colunas, utilizando vírgula como delimitador. Campos do arquivo CSV:
- Código da loja
- Nome
- Endereço
- Total de pesquisas
- Pesquisas diretas
- Pesquisas de descoberta
- Total de visualizações
- Visualizações de pesquisa
- Visualizações no Maps
- Total de ações
- Ações do website
- Ações para obter rota
- Ações de chamada
Os campos disponibilizados são os mesmos da tela Insights na qual vemos gráficos para cada local no painel do Google Meu Negócio, mas o bom agora é termos os números para criação de nossos próprios gráficos e estatísticas. 🙂