Olá pessoal de SEO Local! Há nova forma disponível para interagir com mensagens de clientes no Google Meu Negócio, através do próprio aplicativo GMN. Confira!
Google Meu Negócio, também conhecido como GMN ou GMB do inglês Google My Business, é uma ferramenta que permite você gerenciar o cadastro de sua empresa nos resultados Google, e o melhor: é grátis. Se você ainda não conhece o Google Meu Negócio, confira diversas postagens antigas aqui do blog: artigos sobre SEO e resultados locais. Lembrando que sua empresa precisa ter atendimento no endereço – o GMN não se aplica aos negócios exclusivamente online.
Em agosto de 2017, publiquei aqui no blog um artigo sobre chat com usuários no Google Meu Negócio através do aplicativo Allo, um app do próprio Google semelhante ao WhatsApp, que parece não ter se tornado popular. Seja por essa razão ou não, uma nova forma de bate-papo com os usuários foi habilitada no Meu Negócio e parece que irá substituir o uso do antigo Allo, confira a seguir.
Como Ativar Mensagens no Google Meu Negócio
Da mesma forma que o antigo Allo, ativar recebimento de mensagens no painel do Google Meu Negócio é semelhante e simples, porém não há necessidade de informar número de celular, apenas ter o aplicativo GMN instalado (há versões Android e iOS), pois é nele que as mensagens dos clientes irão chegar (necessário ser proprietário do endereço na ferramenta para ativar o recurso). Após recurso ativado, o ícone “Mensagem” passará a ser exibido junto aos demais botões no resultado Google:
Assim como a troca de mensagens no GMN usando o Allo, as mensagens trocadas entre proprietário do endereço e usuário neste novo formato também permanecem visíveis apenas entre ambos, por isso é uma forma fácil, rápida e segura de se comunicar com um comércio ou negócio sem que as mensagens permaneçam públicas, como o outro recurso de mensagem do GMN em que as respostas podem ser fornecidas pela comunidade.
Importante: ative o recurso desde que haja alguém da empresa para responder as mensagens – do contrário, ao não receber um retorno, o usuário poderá avaliar com nota ruim diretamente no Google Meu Negócio, o que compromete sua posição nos resultados Google para buscas locais (aquelas em que o usuário busca por comércios próximos a ele).
O que muda então? Até então, era necessário que tanto o usuário quanto o proprietário do negócio tivessem o aplicativo Allo instalado no smartphone para realizar a comunicação. Desta vez , basta apenas que o responsável pela empresa utilize o aplicativo GMN, que além das mensagens, poderá ver e editar informações do endereço facilmente. O usuário não precisa ter nenhum aplicativo em especial para usar o recurso, apenas clicar no botão, e uma janela será exibida para enviar a mensagem.
Receber (e Bloquear!) Mensagens no Google Meu Negócio
Assim que o usuário envia uma mensagem, uma resposta padrão é enviada – você pode editar no GMN ou utilizar a mensagem padrão:
O número do celular do cliente é visível para o dono da conta GMN, que receberá uma notificação a cada mensagem recebida, assim como o usuário a cada resposta.
Se, por alguma razão, você desejar bloquear mensagens de determinado número, no canto superior direito da tela de mensagem há menu de 3 pontos com a opção “Bloquear/denunciar spam“. Ao selecionar essa opção, o proprietário do negócio não receberá mais mensagens desse remetente.
Para remover conversa, basta clicar no mesmo menu de 3 pontos e escolher a opção “Excluir“. Lembrando que a conversa será excluída apenas para o proprietário do negócio.
Para visualizar histórico de conversa, na sua ficha no app Google Meu Negócio, clique em “Clientes” – exibirá uma aba com “Comentários” (avaliações de usuários e Guias Locais) e outra aba “Mensagens“, com as mensagens trocadas com usuários.
GMN Insights – Estatísticas de Mensagens
Após ativar o botão “Mensagem” no Google Meu Negócio, na área “Insights” – ou seja – local onde o proprietário consegue ver estatísticas de cliques nos botões por semana, mês ou trimestre, passará a exibir também quantidade de cliques no novo botão. Porém, por enquanto apenas pude ver na versão web do GMN, não no aplicativo.
Conclusão
Não há dúvidas de que eliminar o aplicativo Allo (que, diga-se de passagem, ninguém usa ou sabe o que é), pode incentivar o uso de mensagens nas fichas de endereços do GMN. Mas há alguns poréns:
- Ao fazer busca pelo negócio no Google em Android e iOS, pude notar que o botão mensagem foi exibido apenas nos resultados Android (testado no navegador Chrome em ambos sistemas) – em iPhone, não exibiu o botão;
- A opção de mensagens via aplicativo GMN está disponível, por enquanto, apenas para algumas empresas, conforme documentação oficial do Google – administro endereços de empresas diferentes em que uma recebeu a novidade e outra ainda permanece no recebimento de mensagens via Allo;
- Para quem administra muitos endereços, o Google Meu Negócio ainda não está preparado para ações em massa – é necessário entrar em ficha por ficha para habilitar a opção de Mensagens.
Acho bem interessante o recurso, mas repito: é preciso ter alguém disponível para responder os clientes, ou poderá ter efeito contrário: o usuário deixar uma avaliação negativa sobre a falta de atendimento.