Olá pessoal de SEO! Vocês já notaram que alguns novos resultados de pesquisa possuem um link para darmos feedback ao Google se achamos útil a maneira como o resultado foi apresentado? São os snippets em destaque, que já comentei na postagem Mudanças na SERP 2016.
Resultado em destaque na SERP Google
O Google diz no artigo Snippets em destaque na pesquisa que, quando o usuário fizer uma pergunta na pesquisa, um resultado poderá ter destaque especial no topo da página para chamar a atenção do usuário. O Google tenta identificar o snippet mais útil, por isso o resultado em destaque poderá mudar. O Google exibe o link para fornecermos Feedback sobre essa funcionalidade/resultado fornecido, conforme destacado acima.
Ao clicar em Feedback, o Google exibe o formulário abaixo para o usuário responder:
Sobre ajudar a melhorar os resultados de pesquisa, o Google diz que dezenas de milhares de possíveis mudanças são testadas, sendo exibidas para alguns usuários e para outros não. A partir do feedback recebido, a funcionalidade testada poderá se tornar parte da SERP para todo mundo (ou não, e ser descartada).
E se eu não quiser meu site destacado na SERP?
Acho pouco provável alguém que não queira seu resultado destacado na SERP. Mas, se por alguma razão você não quiser que o Google extraia do seu site uma resposta à pesquisa do usuário e a destaque no topo da página de resultados, insira a meta-tag abaixo no cabeçalho <head></head>.
<meta name="googlebot" content="nosnippet">
Como ter meu site destacado nos resultados?
Não há estratégia para ter seu site destacado no topo dos resultados – o algoritmo do Google fará análise de qual site poderá atender melhor a pergunta do usuário para merecer o destaque.
Sugestão de Edição – Resultados Wikipedia
Mas o que quero mesmo destacar nesse artigo é o caso do link Feedback para resultados da Wikipedia. Confira as imagens abaixo que interessantes – acontece tanto para mobile quanto desktop, havendo a opção para feedback e compartilhar nas redes sociais, e-mail ou WhatsApp, se a pesquisa for realizada em smartphone com o programa de mensagens instalado.
Ao clicar no ícone de compartilhamento:
Ao clicar no link Feedback, aparecem ícones para sugerir edição:
Ao clicar no ícone do lápis para sugerir uma correção:
Observe na mensagem de agradecimento que o fornecimento de feedback não influencia na classificação da página nos resultados de pesquisa.
E você, identificou alguma novidade a partir dos experimentos Google? Como os testes são realizados para uma parcela dos usuários, é possível que você identifique outras novidades na SERP!
Já forneceu seu feedback para algum resultado novo?