Olá pessoal de SEO! Vocês perceberam que os resultados de pesquisa desktop do Google estão cada vez mais parecidos com os resultados orgânicos de dispositivos móveis? Os resultados de notícias em desktop lembram muito os resultados AMP exibidos na SERP mobile. Podemos observar na imagem acima as notícias em boxes dispostos lateralmente e com imagens, estilo a um carrossel de notícias.
O Google parece querer tornar semelhante a experiência do usuário entre dispositivos e, outra prova disso, é a notícia do Mobile-First Indexing, que prejudicará sites que possuem menos conteúdo (ou conteúdo diferente) em mobile quando comparado ao conteúdo das páginas da versão desktop.
Acredito que “obrigar” as empresas a manter conteúdos iguais quando há dois sites (um para dispositivos móveis e outro para desktop) já foi uma etapa inicial para equalizar a experiência do usuário, que agora podemos ver também tendo efeito na página de resultados.
Para resultados orgânicos de notícias sem imagem no desktop, há também maior espaçamento entre os resultados. Observe uma borda destacando a notícia, que é exibida sem a descrição: