Calendario sem datas na cor cinza com alguns checks em amarelo e desenho de uma mulher ao lado com braço na cintura

Retrospectiva SEO 2021

Olá pessoal de SEO! O ano de 2021 se encerrou e chegou o momento de revisar como foi o ano para a área de SEO, para o Blog SEO News e, especialmente, para minha carreira como profissional de SEO. E você? Já refletiu como foi a sua carreira em 2021?

Core Web Vitals, Meta-Title e Reviews

Como todo ano, sempre há diversos “possíveis” updates do algoritmo Google percebidos pela comunidade de SEO no mundo, embora não confirmados oficialmente. Porém, destaco 3 atualizações que merecem maior atenção, por ordem de relevância:

  1. Core Web Vitals/Page Experience: é inegável que o assunto do ano foi Core Web Vitals, update do algoritmo do Google que faz parte do conceito “Page Experience“, declarado desde 2020 e temido pela sua complexidade técnica. Depois de seu roll-out adiado, o algoritmo recebeu a atualização no meio do ano de 2021 – alguns profissionais sentindo maior impacto em seus sites e outros nem tanto, afinal, o resultado é fruto de trabalho prévio realizado a partir das orientações do próprio Google no site Web.Dev.

  2. Meta-Title: update que gerou alguns comentários/críticas…: será que todo trabalho de pensar nas melhores palavras-chave, para encaixar nos limitados caracteres da meta-title, não tem mais valor para SEO? Google vai alterar todas as meta-titles? Não é bem assim. Segundo o Google:

    O principal conselho que damos na página para proprietários de sites continua o mesmo. Concentre-se em criar boas tags de título HTML. De todas as formas que geramos títulos, o conteúdo das tags de título HTML ainda é o mais usado, em mais de 80% das vezes.
    Fonte: Atualização da forma como geramos títulos de páginas da Web

  3. Reviews: este update se aplicou apenas para avaliações em inglês e, basicamente, passa a considerar a “qualidade” de uma review de produto quanto à profundidade da avaliação, ou seja, opiniões que não sejam superficiais, mas consistentes por um consumidor que realmente utilizou o produto. Não precisa nem dizer que logo o update deverá ser ampliado a outros idiomas, não é mesmo? Porém, ainda nenhuma data comunicada pelo gigante das buscas.

    Em dezembro de 2021, o Google comunicou o que deverá ser considerado em um update futuro, já vale começar a ter mais atenção no momento de solicitar avaliação de produto a seus clientes:

    Forneça evidências, como recursos visuais, áudio ou outros links, da sua experiência com o produto para comprovar sua experiência e reforçar a autenticidade da avaliação.
    Fonte: Atualização de avaliações de produtos e seu site

A OnCrawl, empresa que vende plataforma de SEO, elaborou um infográfico que explica de maneira mais simples a jornada de updates Google durante o ano de 2021:

Updates do algoritmo Google em 2021 por OnCrawl

Nascem novos projetos de SEO

1. Loja SEO News

Em janeiro de 2021, estive pensando como sempre gostei de camisetas e produtos diversos com estampas de TI (minha formação) e que gostaria de ter camiseta com estampa de SEO para usar no trabalho e em eventos da área, mas não havia loja vendendo.

Pensei: será que mais profissionais de SEO gostariam de vestir sua paixão por SEO, assim como eu?

Foi quando surgiu a ideia de criar uma loja virtual de produtos com estampas de SEO, Marketing Digital e Usabilidade (UX) – nasceu a Loja SEO News com camisetas, canecas e ecobags.

Duas camisetas brancas com texto de SEO

Atualização: a loja de artigos com estampas de SEO foi desativada em 2023.

2. Canal do YouTube SEO de Pijama

Em fevereiro de 2021, com Clubhouse ganhando espaço como a mais nova mídia social do momento, por que não falar sobre SEO numa sala de bate-papo nessa nova rede social (e aprender como ela funciona)?

A convite do profissional de SEO Mario Melo, eu + outros profissionais começamos uma sala pra falar de SEO no Clubhouse – importante mencionar que esse movimento já acontecia entre profissionais de SEO do exterior, com salas de conversa com profissionais de outros países.

O “problema” era não ter as conversas gravadas… e se migrássemos para o YouTube e criar a oportunidade tanto de ter os bate-papos gravados para quem quisesse acompanhar em outro horário ou até mesmo rever o conteúdo mais de uma vez?

Nasceu o canal no YouTube SEO de Pijama, um nome criado a partir do momento que home office ganha força + lembrança ao antigo projeto de mulheres em SEO que se chamava “SEO de Saia”.

Canal YouTube SEO de Pijama

Em 2021, foram mais de 30 lives com convidados que atuam com SEO no Brasil e no exterior; temas técnicos, sobre conteúdo e carreira. O ano de 2021 terminou com +1K inscritos no canal do YouTube, início do podcast SEO de Pijama no Spotify e promete seguir com novos assuntos e conteúdos durante o ano de 2022.

Inscreva-se no canal do YouTube SEO de Pijama e siga o podcast no Spotify para não perder nenhum conteúdo!

Confira aqui a lista de temas + link para as lives do SEO de Pijama.

Carreira: de Especialista em SEO a Product Owner

Gostaria de comentar como foi o ano de 2021 referente a minha carreira como profissional de SEO (que, inclusive, consegui publicar artigo ativamente aqui no Blog SEO News apenas entre janeiro e maio de 2021, retomando agora no início de 2022 – motivo da ausência: falta de tempo).

Embora atuando com SEO já há vários anos, sempre estudei (cursos, livros, sites) outros assuntos relacionados ao universo Web, como UX, performance, acessibilidade. Em dezembro de 2020, fiz um curso de Scrum sem pretensão de aplicar ativamente na prática, estando como Coordenadora de SEO e Marketing de Conteúdo.

Porém, comecei a perceber um movimento de alguns profissionais para área de Produtos, da qual não conhecia em profundidade. Passei a consumir conteúdos (principalmente podcasts, por gostar muito do formato) então percebi que, a partir do momento que me envolvia com outros temas do universo Web em prol de aplicar boas práticas e trazer resultados a partir de diversas frentes de atuação além do SEO, talvez meu modo de ver o trabalho com websites fizesse mais sentido com a área de Produtos Digitais.

Com o termo “lifelong learning” (ou seja, aprendizado constante, por toda vida), por que não me tornar “produteira”? Só tenho a agradecer ao maravilhoso Deus pelas oportunidades que se abriram:

Selo CSPO Scrum Alliance

Ou seja, menos de 1 ano depois daquele curso de Scrum no final de 2020, volto a atuar dentro da área de tecnologia – mais TI e menos Marketing – numa marca tão alegre e popular na vida dos brasileiros como é a Havaianas, na posição de Product Owner certificada. 💛

Se você se interessou sobre como tirar certificação para Product Owner ou quer saber como renovar CSPO®, confira o artigo: Como renovar certificação CSPO® Scrum Alliance.

Previsões 2022 para SEO

É claro que as previsões para SEO, que sempre surgem no início de cada ano, não poderiam faltar. Será que busca por voz irá decolar de vez ou continuará todo ano sendo mencionada no estilo “agora vai”?

Por essas e outras previsões de SEO desgastadas ou, algumas vezes, óbvias, que o tema já virou motivo de piada, e não apenas no Brasil – confira depois o artigo “Your 2022 Boring (and Ridiculous) SEO Predictions“.

Minha opinião é que, cada vez mais, o Google vai focar no usuário – o que não é uma novidade. Desde o “Mobilegeddon” em 2015, quando experiência mobile passou a ter peso em ranking, já ficou claro que o foco está em atender cada vez melhor a intenção de busca do usuário (e, quando possível, em responder a busca diretamente na SERP).

E busca por voz, mencionada ano após ano? Enquanto “dispositivos vestíveis” (wearable), como smartwatches; ou assistentes de voz, como Alexa e Google Home, não forem a realidade da grande parte dos brasileiros, não acredito que apenas as buscas por voz realizadas em celular sejam suficientes para afirmar como “o ano da busca por voz”.

Conclusão

O ano de 2021 teve grande marco do update Core Web Vitals para todos os sites e profissionais de SEO e, para mim como profissional, trouxe novos projetos e uma nova oportunidade de desenvolvimento de carreira.

A partir de então, meu foco profissional não é exclusivamente SEO, mas continua sendo parte importante do meu trabalho e carreira. E você, como tem ampliado seu portfólio de conhecimento?