Evento SEO por Elas com foto de Natascha Hun e título Início de Carreura: SEO é pra você?

Início de Carreira: SEO é pra você?

Olá pessoal de SEO! Confira detalhes da palestra “Início de Carreira: SEO é pra você?” ministrada no evento “SEO por Elas” da agência Hedgehog Digital no mês dedicado às mulheres, junto com outras profissionais de SEO.

Em fevereiro de 2022, recebi convite para palestrar no evento especial “SEO por Elas” para o Dia Internacional da Mulher, organizado pela agência Hedgehog Digital. Como já fazia um bom tempo que não palestrava em evento, aceitei falar sobre SEO e carreira no dia 15 de março de 2022. A seguir, confira os tópicos abordados na palestra.

Atenção:

Este conteúdo representa exclusivamente a opinião da autora. Portanto, sua opinião pode não ser a mesma, pois não há certo ou errado, apenas pontos de vista diferentes, ok?

Consegui meu 1º emprego em SEO, e agora?

Se você se enquadra em pelo menos uma das opções abaixo, veio ao lugar certo!

  • Ouvi falar / descobri que existe uma área promissora chamada SEO e me interessei;
  • Soube que há oportunidades de SEO no mercado, porém poucos profissionais qualificados para todas as vagas;
  • Consegui meu 1º emprego em SEO e tenho dúvidas se é isso que quero para minha carreira.

Ao final deste conteúdo, você será capaz de compreender:

  • Verticais de SEO em que você poderá atuar;
  • Quais conhecimentos técnicos necessários (hard-skills);
  • Quais habilidades comportamentais necessárias (soft-skills);
  • Como aprender mais com outros profissionais;
  • Como começar a ganhar experiência.

As várias verticais de atuação em SEO

A área de SEO possui diversas verticais, o que a torna muito interessante: talvez, em sua carreira, você nem sequer atue em todas essas frentes de otimização, mas a cada oportunidade que surgir, vale sempre refletir o quanto uma nova experiência irá agregar em sua carreira (além dos nichos, que aumentam o leque de experiências possíveis!).

Site institucional & Blog

Otimizar site é o coração de SEO, principalmente conteúdos mais longos como artigos de Blog.

Algumas empresas podem optar por ter apenas site institucional (seja uma decisão de negócio porque ao nicho de atuação não se aplica ou, até mesmo, por questão de custos com produção de conteúdo), enquanto outras possuem Blog como complemento ao site institucional (ou ainda apenas um blog, como é o caso deste Blog SEO News).

Além da análise de palavras-chave mais utilizadas pelos usuários, hábitos do cliente ao pesquisar no Google pelo ramo de atuação de seu site e realizar avaliação de concorrentes (ou seja, o pontapé inicial da área), quando a otimização envolve Blog, o profissional de SEO consegue ir além em sua atuação ao trabalhar junto com as equipes de Marketing de Conteúdo e Inbound Marketing, expandindo a visão de conteúdo otimizado com palavras-chave e linkagem interna com foco em toda jornada do cliente, durante o funil de conversão.

Tive a oportunidade de atuar com SEO + Marketing de Conteúdo + Inbound Marketing e esse trio de áreas interconectadas envolve estudar as palavras-chave ideais para o conteúdo a ser produzido, além de otimização onpage que foca na conversão desde os conteúdos de topo de funil (descoberta), meio de funil (consideração) e fundo de funil (conversão), seja a conversão do site a captação de um lead, venda em uma loja virtual ou qualquer outra meta que se deseje alcançar com tráfego orgânico como origem.

Por que se preocupar com texto se ninguém lê?

Aproveito também complementar sobre publicação de textos mais longos e completos tanto sobre seu produto ou serviço quanto em um artigo de Blog. Vejo algumas pessoas que são contra a publicação de textos um pouco mais longos argumentando que ninguém lê.

Em meu ponto de vista, isso não pode ser utilizado como argumento para não escrever. Não há como você conseguir se posicionar no Google sem ter conteúdo que responda à dúvida ou dor do usuário e, quanto mais conteúdo, maior a chance de você responder ao problema do qual seu cliente procura solução no Google.

Folha de papel rosa pautada, com desenho de uma máquina de escrever laranja ao centro. Há na máquina um papel com um lápis e uma pena desenhados. Ao alto, esctito Writing em azul
Sabia que há várias recomendações de escrita pra Web além de palavras-chave?

Sua preocupação deverá estar em escrever texto útil e facilitar a leitura, sempre tendo em mente: ninguém compra o que não entende. Portanto, descrever bem seu produto ou serviço contribuirá para conversão de seu consumidor.

Conforme o “momento zero da verdade” do Google, seu cliente irá pesquisar as alternativas disponíveis antes de decidir por determinada marca. Seu concorrente detalha muito mais do que você as soluções para os problemas do cliente? Cuidado, pois empresa que não está no Google, não existe.

SEO para e-Commerce

Otimização de comércio eletrônico, ou SEO para e-Commerce, pode ser apaixonante para alguns e nem tanto para outros profissionais, mas o fato é que possui otimizações diferentes quanto comparadas a um blog, por exemplo, principalmente quando os produtos comercializados são os mesmos também vendidos por outros sites, aumentando a competição na SERP (página de resultados Google) entre as lojas virtuais (principalmente sites do tipo Marketplace).

Reviews (avaliações de clientes), fotos otimizadas para Google Imagens, descrição completa, atributos do produto e marcação de dados estruturados, arquitetura da informação, usabilidade são exemplos de particularidades de e-Commerce que afetam diretamente em SEO e conversão.

Google News: Otimização de Notícias

SEO para notícias é uma vertical extremamente dinâmica e acelerada, em razão da velocidade dos acontecimentos e da necessidade de entrega imediata de informações aos usuários no momento em que um fato acontece, assegurando a veracidade da informação. Rapidamente algo pode se tornar alvo de buscas e, pouco tempo depois, ser substituído por uma notícia nova.

Se você quiser saber mais sobre Google News, tive a oportunidade de entrevistar a jornalista Isabela Sperandio (ex El País e atual InfoMoney) no canal do YouTube SEO de Pijama – seja você jornalista ou não, mas deseja atuar com otimização de notícias, as dicas da Isabela e do Aurélio, também participante da live, são muito valiosas para compreender essa atuação super dinâmica dentro do SEO.

SEO local: Google Meu Negócio

Google Resultados Locais: Hotéis
Exemplo de resultado Google Meu Negócio

Google Meu Negócio (GMN), ou Google My Business, é uma boa oportunidade para iniciar em SEO, pois não requer conhecimento técnico aprofundado e permite ofertar o serviço para comerciantes locais (principalmente comércios de pequeno porte) que desconhecem o espaço que a ficha GMN ocupa nos resultados de busca, com seus diversos recursos, destacando as opções de contato e avaliações recebidas.

Tive a oportunidade de trabalhar com endereço único até rede de uma marca que possui centenas de endereços: quanto maior volume de endereços, maior o desafio, mas o aprendizado e a experiência são muito interessantes.

Gosto muito de atuar com Google Meu Negócio e vejo como esse serviço, que existe há vários anos, ainda não é explorado por muitos comércios físicos – porta de oportunidade para prestação de serviços de SEO.

YouTube e SEO para vídeos

Lembre-se que a página de resultados do Google não é apenas composta por resultados em texto, imagens ou locais no mapa. Dependendo da busca realizada pelo usuário, vídeos do YouTube podem ocupar maior parte do espaço da SERP (pesquise “faça você mesmo” por alguma coisa e verá quantos vídeos educativos irão aparecer).

Otimizar vídeos, ou SEO para YouTube, pode ser um grande diferencial para posicionamento de sua marca, produto ou serviço não apenas nos resultados de pesquisa Google, mas também resultados por buscas realizadas dentro do próprio YouTube.

Assim como outras verticais de SEO mencionadas, atuar com YouTube também tem suas particularidades que influenciam no quanto seu canal e seu vídeo serão posicionados nos resultados dentro da plataforma e atrairão os cliques dos usuários, como tempo médio de permanência no vídeo, thumb do vídeo, tags, entre outras.

App Store Optimization: ASO

ASO: App Store Optimization

Quando pensamos em SEO, imaginamos sempre busca sendo realizada no Google. Mas e a busca do usuário dentro das lojas de aplicativos Google Play Store e Apple iTunes? Como garantir que seu aplicativo Android ou iOS seja exibido nos primeiros resultados de busca para assegurar mais downloads pelos usuários? Aí que entra ASO – Otimização para lojas de aplicativos.

Digo que aplicativo é um universo um pouco diferente de websites, possui suas particularidades e pode ser um grande diferencial na carreira do profissional de SEO. Além das otimizações mais básicas, como imagem e textos exibidos nas app stores, requer um aprofundamento em questões como: avaliações, estabilidade e falhas, taxas de instalação e desinstalação, entre outras.

SEO para Conteúdo x SEO Técnico

Teclado de computador, óculos, agenda e mão apontando para letras na mesa CONTENT MARKETING
Uma das atuações do SEO é junto com Marketing de Conteúdo

Talvez você já ouviu sobre a divisão “SEO para Conteúdo” e “SEO Técnico”, que classifica a área em duas frentes de atuação, embora o objetivo seja o mesmo: alcançar melhor posicionamento orgânico e, por consequência, mais tráfego com menor dependência de anúncios.

Eu acredito que talvez Marketing de Conteúdo seja porta de entrada de alguns profissionais para a área de SEO (disclaimer: achismo, sem dados para comprovação) – conforme mencionado mais acima neste artigo, há conexão entre as áreas, podendo influenciar na escolha por SEO.

SEO Técnico envolve conhecimento um pouco mais de código e questões relacionadas ao funcionamento de servidores e navegadores. Precisa saber programar? Acredito que não, mas precisa ser capaz de orientar algumas especificações aos desenvolvedores e, principalmente, validar a implementação efetuada. Ter um pouco mais de noção técnica facilita conversar e negociar a importância de suas demandas que dependem da equipe de TI.

Porém, importante lembrar da atualização Core Web Vitals do algoritmo Google em 2021. Esse update do Google trouxe pontos mais técnicos de adequação aos sites e, em um caso como esse, nem sempre o profissional de SEO conseguirá ter conhecimento aprofundado para explicar em detalhes ao desenvolvedor. Por isso, ter um bom relacionamento com a equipe de TI é fundamental para o sucesso de SEO, assim como sempre deixar claro o impacto para o negócio que SEO representa.

Preciso saber sobre essas duas frentes de SEO?

Isso significa haver profissional para atuação só em uma frente e não para outra? Em meu ponto de vista, quem se considera profissional de SEO precisa ser completo, pois otimização de conteúdo e questões técnicas se complementam, ambas têm impacto direto no resultado de SEO.

Porém, é natural termos um pouco mais habilidade com conteúdo ou com aspectos técnicos, pois a nossa formação (ou repertório de conhecimento) terá influência direta – alguém com formação nas carreiras de tecnologia poderá ter um pouco mais de facilidade com SEO Técnico, por exemplo. E quando temos mais afinidade com algo, a tendência é falarmos mais sobre determinado assunto, caracterizando-nos como profissional especialista no tema.

Aproveite e confira:

Artigos sobre SEO para Conteúdo

Artigos sobre SEO Técnico

Habilidades de profissionais de SEO

Agora que são conhecidas as verticais de SEO e as frentes de atuação conteúdo e técnico, quais habilidades são necessárias para se desenvolver na carreira? Confira a seguir.

Hard-Skills: habilidades técnicas para SEO

SEO é aprendizado constante. A relação direta com tecnologia, sempre em adequação ao algoritmo Google, impossibilita que um profissional realize um curso ou leia um livro de SEO e nunca mais precise se atualizar.

Há muitos conceitos em SEO que se mantêm no decorrer do tempo, e a experiência prolongada na área contribui para reforçar qual caminho tem maior chance de dar certo ou de dar errado. Porém, nunca o Google gerou tanto conteúdo para guiar os profissionais de websites como atualmente, além de se preocupar cada vez mais com a experiência do usuário, principalmente mobile.

Por isso, se você está iniciando na área ou cogitando se candidatar em vagas de SEO, saiba que se manter atualizado é fundamental, seja através dos canais do próprio Google (site, canal no YouTube, Twitter), blogs da área (como este Blog SEO News) ou projetos da comunidade, como o canal do YouTube SEO de Pijama.

A boa notícia é que, quando há grandes mudanças previstas no algoritmo de pesquisa, o Google anuncia e fornece documentação com antecedência, para ajudar os profissionais que atuam com sites a se adequarem e estarem preparados para quando o update acontecer.

Novo Guia de SEO para Webmasters do Google
Dica: leia sempre as documentações do Google!

Dicas para melhorar suas habilidades técnicas em SEO

  • Conheça sua buyer-persona e a jornada do seu consumidor;
  • Conheça seu nicho de atuação;
  • Pesquise e descubra qual “língua” seu consumidor fala quando se refere ao seus produtos ou serviços: nem sempre a forma como você pesquisa algo no Google é a mesma que seu cliente (estamos no Brasil, país com muitos regionalismos que influenciam na maneira de buscar por informações), principalmente tendo o cuidado com termos usados somente dentro de sua empresa;
  • Confira como é a SERP para seu produto ou serviço: qual principal formato o Google exibe quando alguém pesquisa pelo seu produto ou serviço, seja busca de topo/meio/fundo de funil: mais resultado em texto? Imagem, vídeo, notícia, mapa?
  • Estude como o Google funciona;
  • Leia as documentações e recomendações fornecidas pelo Google;
  • Acompanhe profissionais reconhecidos do mercado;
  • Aproveite cursos reconhecidos pelo mercado que, algumas vezes, são distribuídos gratuitamente;
  • Complemente seu conhecimento em SEO estudando usabilidade, arquitetura da informação, CRO, Marketing de Conteúdo e um pouco de tecnologia que tenha relação com recomendações mais técnicas (como Core Web Vitals);
  • Participe da comunidade de SEO, esteja presente em eventos e troque ideias com outros profissionais;
  • Não consegue ingressar na área porque não tem experiência? Seja voluntário em uma ONG ou entidade que possui um site ou endereço físico para praticar Google Meu Negócio – você desenvolve habilidades e ajuda quem precisa de divulgação, mas não possui recursos para contratar um profissional. Ou ainda, quem sabe algum familiar ou amigo que precisa divulgar seu negócio, mas não sabe o que fazer sem gastar muito? Pode ser oportunidade para você também começar a ter experiência prática;
  • Comece um projeto pessoal: comece um blog ou canal no YouTube sobre algum tema que goste e implemente recomendações de SEO!

Soft-Skills: habilidades comportamentais para SEO

SEO não é uma área que atua sozinha, mas possui dependência do apoio e colaboração de outras equipes de uma empresa. É por essa razão que as habilidades comportamentais são importantes, para criar a famosa cultura de SEO na empresa, com todos colaborando na mesma direção.

Soft-skill comunicação, relacionamento interpessoal e didática

Para conseguir alcançar seus objetivos em SEO, precisará do apoio das áreas de conteúdo, comercial, produtos, tecnologia – para citar apenas alguns exemplos. Se cada peça do quebra-cabeça que ajudará a compor as ações de SEO não fizer a sua parte, mais difícil e desgastante será para você para alcançar e justificar resultados.

Por isso, saber se comunicar e ter um bom relacionamento interpessoal com todos é fundamental para conseguir ajuda e plantar a semente da cultura de SEO.

Por diversas vezes, realizei treinamentos dentro da empresa sobre o que é SEO, como outras áreas impactam, qual apoio eu precisaria receber e qual resultado poderia ser alcançado. Para isso acontecer, didática é fundamental, principalmente porque as pessoas tendem a ser resistentes com mudanças, e algumas ações de SEO requerem mudanças em processos da cia.

Soft-skill argumentação e negociação

Saber argumentar e negociar são habilidades diretamente relacionadas com didática mencionada acima, porém vale um tópico a parte porque argumentar e negociar, dependendo de onde você atua, podem ser primordiais com a equipe de tecnologia e com seus gestores ou clientes.

A área de TI sempre terá a sua demanda de SEO e mais um backlog cheio de demandas de outras áreas solicitantes, além do próprio trabalho que diz respeito apenas à tecnologia. Isso significa que embasar suas solicitações de desenvolvimentos será primordial para que sua necessidade não seja a última prioridade da fila, com as razões e possíveis impactos: positivos, caso seja priorizado e negativo, caso seja executado no futuro.

Diferente de anúncios, SEO não trará resultados a curto prazo na maioria das vezes. Para trazer resultado, SEO deverá ser um trabalho constante, atuação contínua e com resultados a médio e longo prazo. É uma construção mais sólida que requer paciência para colheita de frutos. Por isso, argumentação e negociação são habilidades necessárias para justificar resultados aos seus gestores ou clientes, principalmente aqueles acostumados com anúncios.

Soft-skill paciência

Paciência para educar as equipes que, muitas vezes, não sabem que algum processo que executam está prejudicando SEO.

Paciência para aguardar que aquela sua demanda, que depende de outra equipe, seja priorizada e realizada.

Paciência para aguardar os resultados acontecerem. Realizou uma ação hoje? Talvez algum resultado ocorra amanhã, dependendo do que foi executado. Porém, nem sempre o fruto será colhido dentro de poucos dias.

Paciência para analisar erros em logs, erros apontados por ferramentas como Google Search Console, Google Page Speed, SEM Rush ou qualquer outra que você utilizar, paciência para validar tags em código HTML, JSON.

Paciência para entender que senioridade vem com a experiência e maturidade. E experiência vem passando por situações adversas de aprendizado no decorrer do tempo.

Soft-skill resiliência

Resiliência quando algo no site foi feito sem lhe comunicarem e impactou negativamente em SEO.

Resiliência quando o update do Google prejudica seu site, sendo preciso revisitar todos os pontos para corrigir talvez alguma atitude fora das recomendações que fugiu do seu radar.

Resiliência quando seu cliente ou stakeholder não compreenderem algumas recomendações, resultados que ainda não alcançaram, que algumas respostas são “depende” e lhe pressionarem para você entregar resultado o quanto antes.

O mercado de SEO poderá contar com você?

Espero que este conteúdo ajude você, iniciante ou aspirante em SEO, a compreender melhor essa área que, para mim, é tão fascinante justamente pelos tópicos aqui abordados.

Conforme as empresas compreendem a importância do SEO, mais vagas surgem e há opções de atuação inhouse (dentro de uma empresa, com dedicação a uma marca, produto ou serviço) em agência (atuando com diversos clientes e nichos diferentes) ou, ainda, prestação de serviços.

Há um vídeo no canal do YouTube SEO de Pijama sobre trabalho dedicado dentro de uma empresa (SEO inhouse) e sobre atuação em agências, vale conferir.

Conclusão

Para concluir, gostaria de deixar duas mensagens finais:

1. Não existe fórmula pronta em SEO. Já percebeu que profissional de SEO fala muito “depende”? Para exemplificar: um problema do meu site nem sempre foi gerado pela mesma causa do seu site, ou algo que deu certo pra mim nem sempre trará o mesmo resultado no mesmo tempo pra você.

Vejo que, às vezes, perguntas são feitas em grupos de SEO sobre determinado alerta de erro recebido e a sensação da qual tenho é que, em algumas situações, a pessoa nem sequer analisou com atenção ou iniciou alguma investigação de possível causa. Também já recebi relatório de profissional que só exportou o erro do Google Search Console e enviou para equipe de TI, sendo que, ao avaliar no detalhe, não tinha atuação de desenvolvedor. Quem tem que fazer essa análise é você, profissional de SEO.

Diversas situações irão requerer que você analise o alerta com atenção, leia a documentação, investigue seu site qual possível causa antes de agir. E, nesses casos, não há como outra pessoa dar a resposta com fórmula pronta de correção sem saber mais detalhes ou o quê já foi avaliado.

2. Teremos muitas carreiras durante a nossa carreira. Talvez hoje você trabalhe com outra atividade, está cogitando mudar para SEO amanhã e, tempo depois, pode querer mudar de ideia e migrar para outra profissão. E isso já é muito comum atualmente – o importante é você ter o sentimento de realização e felicidade na carreira.

Minha formação é em Computação, atuei como desenvolvedora, fui pra SEO e, durante últimos anos, tive passagem por Ads, aplicativo, Marketing de Conteúdo, Inbound Marketing ao lado do SEO. Hoje, não estou dedicada ao SEO, pois refleti sobre minha carreira e resolvi me aprofundar em Produtos Digitais, como Product Owner em um time de desenvolvimento que segue metodologia ágil Scrum, mais próxima de tecnologia.

Auxilio e contribuo no que diz respeito ao SEO? Claro, mas sem a responsabilidade de entregar resultado por fonte de tráfego. Meu conhecimento contribui para tentar priorizar demandas SEO no backlog de tecnologia, quando entendo que o impacto gerado vale a negociação de resultados.

Espero que este artigo tenha sido útil! Se quiser trocar ideias sobre a carreira de SEO, entre em contato!