Neste mês de março de 2023, ocorreu mais uma edição do evento Google Search Central Live no Brasil, com profissionais do Google e em 3 cidades diferentes: São Paulo, Belo Horizonte e Brasília. Eu consegui ingresso para participar no evento em São Paulo, que ocorreu no dia 09 de março.
Em agosto de 2022, tive a oportunidade de palestrar no Google Search Central Live, por indicação do profissional de SEO e ex-Googler Pedro Dias. Você pode conferir minha palestra aqui: SEO além do Marketing: SEO na estratégia do produto.
Neste ano, o site do evento Search Central Live São Paulo se descreve como:
Uma conferência para donos de sites, profissionais de marketing digital, desenvolvedores da Web e profissionais de SEO, organizado pela equipe de Busca do Google! Os participantes podem socializar com outros profissionais regionais influentes, ouvir sobre as atualizações mais recentes da Busca do Google, participar de discussões sobre SEO e práticas recomendadas de otimização de sites e aprender como melhorar o desempenho de seu site na Busca, com especialistas do setor e a equipe da Busca do Google. Este evento faz parte da série global Search Central Live.
Palestrantes Search Central Live – Escritório Google SP
Funcionários Google que palestraram em São Paulo:
- Berthier Ribeiro-Neto: Engineering Director, Google Search
- Daniel Waisberg: Search Advocate, que conhecemos dos vídeos
- Martin Splitt: Search Advocate, que conhecemos dos vídeos do canal
- Luciana Cordeiro: Head of Search Partnerships for Latam
- Fabiana Zanni: Head of News Ecosystems and Associations
- Marco-Tulio Pires: Coordenador do Google News Lab no Brasil
As edições realizadas em Belo Horizonte e Brasília contaram com a presença ilustre de John Muller, Search Advocate. Sim, o próprio! E sim, eu perdi de ver John Muller presencialmente, já que ele não compareceu no evento em SP.
1ª Palestra: Berthier Ribeiro-Neto
Em uma breve palestra, Berthier abordou como a busca funciona. Comentando que, em 2021, foram 800 mil testes de qualidade da busca. Berthier mencionou que o comportamento do usuário está mudando e, se as expectativas mudam, o Google tem que mudar.
Para responder a essas mudanças: conteúdo mais visual, mais imagens, mais vídeos.
2ª Palestra: Daniel Waisberg
Daniel, conhecido dos vídeos do canal Google Search Console, contou que liderou a funcionalidade inspecionar URL da ferramenta, além do recurso de exportar dados em massa do Google Search Console (GSC).
Daniel comentou que o GSC é uma ferramenta para vários perfis: donos de site, criadores de conteúdo, Marketing, Design, jornalistas, editores, profissionais de SEO, desenvolvedores.
Além disso, mencionado que, na exportação GSC para BigQuery, não há mais limitação de 50K páginas.
3ª Palestra: Martin Split
4ª Palestra: Luciana Cordeiro
Luciana comentou sobre o relacionamento de parcerias com alguns eventos como momento de eleições com parcerias com TSE, Globo e Band nas eleições.
Além disso, Luciana mencionou a busca Google no combate à desinformação (sobre covid, saúde, eleições, esportes) e sobre “Big Moments”, como eventos culturais (ex: Carnaval) ou até mesmo SOS: alertas (ex: chuvas).
5ª Palestra; Fabiana Zanni
6º Palestra: Marco-Túlio Pires
Conclusão
Se você não conseguiu ingresso, confira vídeo sobre as edições do Google Search Central Live Brasil que aconteceram no Canal SEO de Pijama, com relatos de participantes que estiverem nas 3 edições do evento em São Paulo, Belo Horizonte e Brasília.