Olá pessoal de SEO! Os resultados mobile de imagem agora também são exibidos com informações da página marcadas com microdados, AMP e a possibilidade de salvar a imagem para conferir depois, classificando com tags.
Resultados AMP para Imagens
Os resultados de imagem do Google em mobile também podem ser exibidos em formato AMP (Amplified Mobile Pages), se estiver implementado, veja exemplo:
Na imagem em destaque, ao alto deste artigo, podemos ver AMP e dados estruturados (microdados Recipe) no mesmo resultado de imagem.
Resultados de Imagens com Dados Estruturados
O Google tem aproveitado as marcações de dados estruturados que contêm imagens para exibir informações junto ao resultado do Google Imagens em dispositivos móveis. Em imagens de e-Commerce, é possível conferir bem as informações antes de abrir a página, já que vemos preço do produto, marca, disponibilidade em estoque, descritivo e até mesmo quantidade de avaliações! Se o e-Commerce tiver implementado todos esses campos, claro.
Abaixo, foto de um produto indisponível para venda nos resultados do Google Imagens, em razão da falta de estoque. Observe nas imagens que o Google exibe uma mensagem de aviso sobre possibilidade dos resultados não estarem atualizados, já que leva um tempo desde o reconhecimento da mudança dos campos com marcação de microdados e a atualização na SERP. Para que as imagens sejam exibidas ricas de informação, confira marcação Schema Product e Schema Offer.
Podemos ver na imagem em destaque deste artigo um caso de foto de receita – gostou da foto do doce ou do salgado que está pesquisando? Confira antes de ir para o site quanto tempo costuma levar para ficar pronto, estrelas de avaliações, quantidade de comentários, quanto rende e até mesmo os ingredientes! Para receitas de poucos itens, talvez nem precise clicar para ver a receita completa, situação que sabemos que já acontece nos resultados Web e que pode prejudicar o tráfego no site, já que não é mais necessário clicar. Saiba mais sobre como implementar microdados para rich snippets de receitas.
O Google exibe também nos resultados em imagens as capa de vídeos do You Tube, com informações sobre os vídeos. É possível saber quando foi publicado, duração, visualizações, curtidas, nome do usuário que enviou, descrição e, é claro, play para assistir o vídeo.
Salvando Imagens Favoritas no Google
Você sabia que pode salvar uma imagem dos resultados e categorizar com tags no próprio Google, numa espécie de “imagens favoritas”?
O botão para salvar imagens é exibido somente quando se realiza a pesquisa logado em uma conta Google, e logo abaixo dos rich snippets. Também é possível compartilhar a imagem, conforme podemos ver acima. Ao clicar, são essas as opções de compartilhamento:
Ao clicar no botão Salvar, a imagem é salva em uma área conforme abaixo, em uma aba Itens Salvos.
Observe que há também uma aba Tag – é possível organizar suas imagens através de tags, além de adicionar uma nota para seu controle e também editar o nome da imagem – tudo visível apenas para você, claro. Clique na imagem, no lápis de edição e faça suas alterações. Na imagem abaixo, o nome foi editado (compare com imagem anterior logo acima), nota e tag adicionadas.
Minhas imagens ficaram organizadas a partir das tags Receitas e Decoração:
Mas… e para conferir as imagens já salvas?
Quando estiver na SERP de imagens e logado em uma conta Google, será exibido o botão abaixo – basta clicar para conferir suas imagens salvas. 🙂
Se você ainda não tem suas imagens exibidas com informações coletadas de dados estruturados e implementou as marcações de microdados, não se esqueça de validar através da Ferramenta de Teste de Dados Estruturados para ter certeza de que estão todas corretas, prontas para começarem a aparecer aos usuários.