Olá pessoal de SEO! O Google agora disponibiliza novos campos no conjunto de propriedades do Search Console, permitindo novas análises para informações agrupadas de vários subdomínios ou de aplicativos, por exemplo.
Até poucos dias atrás, o Google Search Console exibia apenas a função de Search Analytics, ou seja, informações de cliques, impressões, CTR e posicionamento para conjunto de propriedades. Agora, temos visão de mais páginas que já existem na visão de propriedade individual, permitindo um estudo mais aprofundado de várias propriedades somadas.
Mas… o que é conjunto de propriedades e para quê serve?
Conjunto de propriedades é um recurso do Google Search Console que permite unir em uma só vista mais de uma propriedade, ou seja, uma “soma” de dados de várias propriedades.
Esse recurso é útil para sites que possuem propriedades para subdomínios diferentes ou propriedade de aplicativo, por exemplo, e deseja unificar as informações. Sites que possuem subdomínio para desktop (ex.: www.meusite.com.br) e para mobile (ex.: m.meusite.com.br) podem ter propriedades individuais para análise de cada um, e um conjunto de propriedades com ambas para uma visão completa do site. Para sites que também possuem aplicativo, é possível adicionar propriedade de Search Console de aplicativo junto às propriedades do site.
Para criar uma propriedade, logado no Search Console verifique o botão no canto superior direito “Criar um conjunto“:
Quais são os novos campos?
O menu do Search Console de conjunto de propriedades exibe alguns campos já conhecidos do menu de propriedade individual, mas não todos. São eles:
- Mensagens: alertas do Google referente ao site.
- Search Analytics: dados de impressões, cliques, CTR e posicionamento para análise do desempenho das propriedades em sua totalidade nos resultados de pesquisa Google, permitindo filtrar por período, tipos de resultados (web, imagens, vídeo), páginas, dispositivos (desktop, mobile, tablet), países e resultados avançados (ex.: resultados AMP).
- Facilidade de Uso em Dispositivos Móveis: lista de problemas de usabilidade em dispositivos móveis encontrados em páginas do site (também são listadas as páginas a corrigir).
- Páginas Aceleradas para Dispositivos Móveis: informa quantidade de páginas detectadas com especificações do projeto AMP e problemas encontrados.
- Segmentação Internacional: segmentação do público-alvo do site conforme local e idioma, considerando checagem da tag hreflang nas páginas do site.
- Rich Cards: lista de rich cards detectados e também de problemas para correção.
- Recursos Bloqueados: lista recursos bloqueados ao Googlebot que podem comprometer a indexação do site nos resultados de pesquisa.
Lembrando que todas as informações acima consideram dados de todas propriedades adicionadas ao conjunto. Caso o conjunto de propriedades também possua propriedade de app junto à propriedade de site, o menu novo é desta forma:
- Aplicativos para Android – Status do Rastreamento: lista número de páginas de aplicativos indexadas no Google (deeplinks) e quantidade de páginas com erros, páginas que foram removidas do índice.